Tours de Jeep em Sintra



1. Sintra Romântica

Jeep (4h – 5h)
Caminhada (5h-6h) – Distância: 7km – Nível de dificuldade (1 a 5): 4
Bicicleta (3h-4h) – Distância: 7 a 14km
Surf – Tour combinado com aula de surf
ver preços


Este é o tour mais procurado e aclamado no TripAdviser. Conjuga o Romântico dos seus palácios com a paisagem de floresta, serra, litoral e praias em pleno Parque Natural. É um circuito que se inicia a cerca de 200m de altitude, sobe aos 529m na Pena e desce à cota zero nas belas praias.

Vamos guiá-lo por trilhos desde a vila até ao topo da serra onde se encontra o colorido Palácio da Pena e o eclético Chalet da Condessa. Neste tour também é possível percorrer as muralhas do castelo dos Mouros, os românticos jardins de Monserrate ou os salões de influência mudéjar no Palácio da vila com os nossos guias, se a sua preferência for Sintra.

Se sentir o apelo da natureza podemos levá-lo às falésias do Cabo da Roca, às praias encaixadas entre rochedos talhados pelo mar, às pegadas de dinossáurio impressas nos calcários do Cretácico, e à floresta encantada pelas brumas do entardecer.

O cliente pode optar pela bicicleta, caminhada (temos mapas para roteiros auto guiados) ou pelo tour de jipe mais completo.





2. Cascais – Guincho Geo Tour

Jeep (3h - 6h)
Caminhada (5h - 6h) – Distância: 7km – Nível de dificuldade (1 a 5): 4
Bicicleta (3h - 4h) - Distância: 7km a 14km
Surf: Tour combinado com aula de surf
ver preços


Entre terra e mar há um infindável número de segredos ao longo da costa. A Greenwalk ajuda a revelar alguns deles com a nossa geo-interpretação. 

O percurso eleva-se suavemente até à serra a Norte por entre a flora endógena, como o Carrasco, a Sabina-das-praias e as Estevas e percorre a Praia do Guincho, famosa pela prática de surf, windsurf e kitesurf, já que os ventos e as ondas são constantes durante todo o ano. Aqui foi desenhada uma duna fóssil pelos ventos como se fosse uma enorme onda de areia.

Desde Cascais podemos ir de bicicleta ou caminhando até ao Guincho, onde as arribas baixas que foram cortadas pelo mar nos desvendam as camadas geológicas nas quais podemos observar fósseis, filões eruptivos (filões entrecruzados), uma pedreira de mármore e antigos fornos de cal. Esta área é representativa da Geodiversidade da zona de Sintra-Cascais. 

O cliente pode optar pela bicicleta, caminhada ou pelo tour de jipe a partir de Sintra ou Cascais.





3. Floresta Luxuriante

Jeep (2h – 5h)
Caminhada (4h) – Distância: 6km – Nível de dificuldade(1 a 5): 3
Bicicleta - Desde Sintra ou desde o topo da serra
ver preços


Este tour contempla passeios pela floresta sombria e envolvida por nevoeiros e pelas cumeadas da serra de Sintra, onde subimos a penhascos com vistas panorâmicas em todos os quadrantes. De lá podemos ver palácios, lagos, praias, o extenso oceano com o Cabo da Roca a geo-referenciar-nos. Ao caminhar na sombra da floresta de cedros, eucaliptos, pinheiros e acácias, compreendemos o microclima da Serra em que o ar húmido vindo do mar encontra na Serra uma barreira natural.  Passamos por escarpas, declives, vales fechados e avistamos afloramentos de rochas singulares onde observamos minerais únicos numa grande variedade de rochas eruptivas.

Da ocupação humana encontramos lugares com vestígios pré-históricos entre blocos imponentes dos quais se realça uma estrutura com cerca de 4500 anos. Outros místicos lugares deslumbram pela sua carga histórica como a Capela da Peninha do século XVI e as ruínas antigas duma ermida que remonta aos primórdios da nossa nacionalidade. O Convento dos Capuchos isolado no bosque, a complexa rede de drenagens, as minas de água dissimuladas entre a vegetação, as nascentes cristalinas… são alguns dos nossos encontros nesta serra.

Este tour é feito de jipe 4X4 com curtas caminhadas.





4. Geo Roteiro da Roca

Jeep (5h)
Caminhada (8h) – Distância: 6km – Nível de dificuldade(1 a 5): 4
Bicicleta - Desde Sintra ou da Praia
Surf - Aulas de surf na Praia Grande/Maças
ver preços


O ponto mais desejado será o Cabo da Roca que é o terminar da serra de Sintra e que cai abruptamente desde 140 metros para o mar, sendo o ponto mais ocidental do continente Euro-Asiático.

Há 18000 anos, pela última glaciação, a montanha continuava 30km para ocidente, hoje debaixo do mar. Mas também há 2 MA a serra foi uma ilha de onde se avistava a Sul uma outra ilha que hoje é a Arrábida. Estas oscilações do nível do mar são responsáveis pelas formas actuais das arribas, onde pequenos ribeiros vieram talhar vales fechados.

“Onde a terra termina e o mar começa”, escreveu o grande poeta Luís de Camões no século XVI sobre este lugar que foi conhecido como o nariz da Europa no tempo em que Portugal estava no topo da representação cartográfica. 

O percurso pedestre é um dos mais geo-diversos da região: observamos ao longo da costa diferentes litologias, tectónica e geomorfologia que nos leva à interpretação da história geológica de praias antigas, de fósseis, de trilhos de dinossauros, de falhas e camadas inclinadas.

O tour para o Cabo da Roca pode ser feito em jipe (alguns trilhos 4x4) mas sobretudo de bicicleta BTT ou caminhada.





5. Oeste de Lisboa: Mafra, Óbidos, Peniche

Jeep (5h)
Surf - Surf: peça uma aula de surf
ver preços


A região Oeste corresponde à Estremadura portuguesa na Península de Lisboa. É uma região a Norte de Lisboa conhecida pelos solos férteis para a produção agrícola em que paisagem está hoje transformada: São os aglomerados urbanos e algumas aldeias típicas pinceladas pelos verdes dos vales agrícolas. Neste tour passeamos por ruínas de aldeias antigas e outras recuperadas e visitamos o magnífico Convento de Mafra - a maior expressão barroca portuguesa que foi símbolo do reinado de D. João V. No percurso avistamos relevos de origem vulcânica e caminhamos sobre um extinto vulcão com as suas negras colunas prismáticas, assim como por entre impressionantes lapiés como gigantescos cogumelos- as maiores esculturas naturais em relevos cársicos. 

Podemos acabar o tour na buliçosa vila da Ericeira que pode incluir uma aula de surf ou poderemos planear o tour para irmos mais a norte visitar Peniche e a vila medieval de Óbidos. A região Oeste tem ainda para oferecer uma pitoresca travessia de comboio numa das mais lindas paisagens de Portugal. 

O tour do Oeste é feito em jipe ou pode ser combinado com o jipe e o comboio.





6. Tours acessíveis a pessoas de baixa visão e cegas


Percursos acessíveis a pessoas com baixa visão e cegas.

A Greenwalk convida-o para caminhar connosco e visitar lugares com história ou combinados com a natureza de grande interesse geológico e geomorfológico. Os guias experientes da Greenwalk especialistas nos campos das geociências, mostram percursos na natureza onde a grande variedade litológica e biológica permite ao visitante ter a percepção de como a geografia e a geologia estão relacionadas. As interferências humanas no sistema natural serão tema de conversa por forma a aumentar a consciencialização para a preservação dos sistemas naturais e a preferência por um estilo de vida sustentável.

A Greenwalk ® tem o apoio da ACAPO, APEDV e outras instituições na criação de roteiros para as pessoas com dificuldades visuais.